Escolha Artigo
 Técnico






Pesquisa personalizada
 






BBV980A
O fim do desperdício nas caldeiras de altas pressões.






Nova válvula com atuador traz o benefício da descarga de fundo automática para as altas pressões.




Corno se sabe, no processo de geração de vapor as partículas sólidas em suspensão na água de alimentação se depositam, formando uma camada de lama corrosiva no fundo das caldeiras que reduz a vida útil desses equipamentos. Além disso, as impurezas formam incrustações nas paredes internas das caldeiras, o que também atrapalha bastante a troca térmica. Por isso, a remoção periódica desse lodo através da descarga de fundo é fundamental.

Como a descarga de fundo manual é uma operação repetitiva (algumas caldeiras exigem abertura de meia em meia hora), trabalhosa e imprecisa, muitas indústrias já automatizaram esse processo. Com isso, conseguiram obter grande economia de energia, evitando o desperdício de água quente tratada e ganhando também com a precisão e regularidade do tempo dos intervalos e das descargas.

Até hoje, porém, os conjuntos de automação estavam disponíveis somente para as caldeiras de menores pressões. Com a chegada da nova BBV980A  às caldeiras que operam em maiores faixas de pressão também já podem abandonar as descargas de fundo manuais para contar com todas as vantagens da descarga automática.

Assim, se sua caldeira ainda não tem descarga de fundo automática, ou se ela está apresentando problemas de vazamentos pelo tipo de descarga atual, agora já pode utilizar esta nova solução da
Spirax Sarco.

A BBV980A é uma válvula para descarga de fundo que pode ser operada de forma automática ou manual. Devido ao seu coeficiente de vazão reduzido, é ideal para grandes vazões. Instalada juntamente com um controlador, é possível automatizar o controle das descargas, determinando o tempo exato das aberturas da válvula. Graças à menor vazão durante as descargas, ela permite menores perdas de água quente, racionalizando ao máximo a perda de energia da operação. Pode ser atuada com ar comprimido ou água e, como opcional, pode vir com indicador de curso que mostra se a válvula está aberta ou fechada.

Economia de água e manutenção.

A BBV980A oferece como principais vantagens o coeficiente de vazão reduzido e a baixíssima necessidade de manutenção. Isso porque sua sede é fabricada em aço inox de alta dureza (stellited), um material que garante excelente durabilidade, e sua haste é protegida por um anel especial, de formato cônico, que impede o acúmulo de impurezas naquele ponto.

Visando sempre a maior economia de energia possível, o conjunto de automação com a BBV980A possui diversas funções que poderão ser ajustadas no controlador, em busca da eficiência máxima para cada tipo de descarga de fundo. Outra vantagem é que a válvula já vem programada de fábrica, assim não é preciso se preocupar com o setup das descargas, dos intervalos, da indicação de fim de curso, etc. O apoio técnico da Spirax Sarco ajudará sua empresa a encontrar o melhor ajuste para o seu caso.

Vale lembrar mais uma vez que o conjunto proporciona grande economia de produtos químicos (utilizados para o tratamento da água) e de energia. Quando se joga menos água aquecida fora, poupa-se energia, pois a água quente é um fluido que já passou por uma troca térmica custosa a partir da queima de combustível.

Para ter uma idéia de quanto essa economia é valiosa, faça um teste com três pessoas. Peça para que cada uma delas conte, cinco vezes, até sete segundos, que é o tempo médio de cada descarga. Compare os resultados e comprove que as operações manuais geram bastante acréscimo nos tempos de descarga. Como uma descarga de 2", com pressão de 10 barg, deixa passar 100 litros/seg, assim, em uma descarga manual onde o tempo for acrescido em apenas 3 segundos, isso representará um desperdício de 300 litros de água tratada e aquecida em cada operação de descarga.

A válvula BBV980A atende a pressões máximas de até 32 bar g (32 kgf/cm2) e temperaturas máximas de até 2390C. Está disponível nos diâmetros DN25, DN32, DN4O, DN5O e DN65.

Para saber mais, contate o e-mail:
RodrigoHaraguchi@br.Spiraxsarco.com    ou disque 0800-11-0123.

Pesquisa personalizada